O projeto #MineirãoDeTodos é um conjunto de iniciativas com o objetivo de melhorar a experiência do público e tornar o estádio um local cada vez mais inclusivo e acolhedor.

Acessibilidade e Inclusão

Em 2019 foi criado o núcleo de experiência do cliente com o objetivo de um trabalho diário para fazer a equipe mudar a mentalidade e ser mais facilitadora. Entre as mudanças desde o lançamento da campanha e criação do núcleo, estão a implementação de telão acessível com Libras, coletivas de imprensa com intérprete, mudanças estruturais na arquibancada inferior e em algumas cadeiras, capacitação o time de comunicação e marketing em audiodescrição de imagens para redes sociais, cartilha sobre acessibilidade no Mineirão para torcedores, além do evento “Mineirão Aberto” para discussões construtivas entre o público e a administradora do do Gigante.

#MineirãoDeTodos - Ação de Acessibilidade e Inclusão - Camarote para crianças e adolescentes com autismo 

Em maio de 2023, o Clube Atlético Mineiro e a Associação Unidas Pelo Autismo, em parceria com o Mineirão, promoveram um camarote sensorial para 125 crianças, adolescentes e adultos com autismo. Uma iniciativa muito especial para incentivar a #acessibilidade e a #inclusão de todas as pessoas e construir ambientes cada vez mais plurais.

#MineirãoDeTodos - Ação de Acessibilidade e Inclusão - Casal de pessoas com deficiência visual no jogo do Clube Atlético Mineiro 

Em julho de 2023, o Mineirão recebeu o casal Anderson Coelho e Fernanda Barros, portadores de deficiência visual, com o guia Anisio Dias, para vivenciar as emoções do clássico entre Atlético x América, no Brasileirão.

A iniciativa teve como objetivo colaborar com o rompimento de barreiras excludentes da sociedade e reforçar que o futebol e o Gigante da Pampulha são para todos. Todos vibrarem, torcerem, sorrirem e se emocionarem juntos. 

 

Vibramos com a diversidade

Estadio iluminado com a bandeira colorida

Em 2017, a fachada do Mineirão foi iluminada com as cores da bandeira LGBT. Foi a primeira vez que um estádio de futebol no Brasil apoia uma ação em homenagem e respeito à diversidade de gênero e à cidadania LGBT.

Casal compostos por dois homens se beijando em seu casamento

Em 2018, com o objetivo de driblar o preconceito, o Mineirão, em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Social e Cidadania (Sedpac), realizou o primeiro casamento LGBTQIA+ em um estádio de futebol.

Casal compostos por duas mulheres se beijando em seu casamento

Em 2019, os funcionários do Mineirão cobriram 420 cadeiras do estádio com as cores da bandeira LGBT, simbolizando essa triste estatística da sociedade brasileira. O Brasil carrega o negativo título de país que mais mata do grupo de minorias sexuais e de gênero no mundo, demonstrando que marcas, empresas, clubes e sociedade se mobilizam mas, na prática, muito ainda precisa mudar. O número revela que mais de uma pessoa é morta por dia, com a ação a equipe do estádio pretende dar visibilidade a esta realidade.

Cadeiras do estadio pintada das corres da bandeira LGBT

Pesquisa com público LGBTQIA+

Em 2022, o Mineirão realizou uma pesquisa com o público LGBTQIA+ para entender como a comunidade se sentia dentro de ambientes esportivos. Esses dados se transformam em insumo para o desenvolvimento de ações com objetivo de construir espaços mais plurais e romper barreiras excludentes. 

Dia dos Namorados 

Além da pesquisa, o Mineirão promoveu uma campanha no Dia dos Namorados com foco em um casal homoafetivo, Yuri e Warley. O vídeo retrata a história do casal, sua relação com o futebol e o sentimento de pertencimento com o estádio. 

Já em 2023, o Mineirão, em parceria com a Marias de Minas, promoveu o 1° Seminário de Combate à LGBTQIA+fobia com diversas palestras temáticas, envolvendo todos os players do setor, como clubes, jornalistas e torcedores. 

#RacismoNão 

Notícia sobre racismo sofrido por segurança do Mineirão

Em 2019, após o caso de racismo sofrido pelo segurança do Mineirão, o estádio começou o movimento de conscientização contra essas atitudes e se posicionou pela primeira vez no Dia da Consciência Negra. Foi anunciada criação de um canal para que os torcedores possam enviar denúncias de crimes de discriminação ou preconceito racial presenciados no estádio.

O frequentador do estádio que sofrer ou perceber casos de racismo ou injúria racial pode enviar um e-mail para [email protected] relatando o fato. Todas as informações serão repassadas para que os órgãos competentes tenham conhecimento sobre os fatos cometidos e procedam com as devidas investigações.

Além disso, como forma de refletir e promover o diálogo sobre um tema tão importante para a sociedade, foram publicadas nas redes sociais do Mineirão dados que refletem como a discriminação racial está presente no meio do futebol. Apenas em 2019, 44 casos de racismo foram cometidos no futebol brasileiro, segundo o Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Outro dado impactante é que, dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, nenhum dos presidentes é negro e somente três treinadores são da população negra.
 

Quer receber antes nossas novidades?

Assine nossa newsletter e receba a programação, e novidades em primeira mão.